
Quando necessitei de material para compor um estudo sobre a produção de Sonia Coutinho encontrei uma série de informações que, certamente, se não fosse a internet, não teria acesso, pelo menos, em tempo tão curto e de forma tão confortável. Pude acompanhar, por exemplo, dentre as atividades desempenhadas pela escritora, os livros publicados, os assuntos das palestras feitas em outros países e no Brasil, o estudo de suas produções em inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras, as entrevistas, e muitos outros dados.
A internet é uma ferramenta imprescindível para a pesquisa e, consequentemente, para a ampliação do conhecimento porque ela permite o acesso a um número vasto de informações que certamente de outra forma seriam difíceis de encontrar. Por exemplo, no site http://www2.metodista.br/unesco/jbcc/jbcc64.htm verifiquei que a escritora foi citada em livro intitulado "A ousadia da criação: Universidade e cultura", quando se discutia a importância do movimento intelectual dos anos 50-60 para a formação de uma "modernidade artísitica e científica" na Bahia através da contribuição de artistas e intelectuais como Sonia Coutinho. Esse aspecto é importante para entender as condições de produção da escritora que não apenas inova a narrativa ficcional, do ponto de vista da estrutura e da linguagem, mas apresentando temas igualmente inovadores ao discutir, desde os anos 70, o patriarcado na Bahia e os seus efeitos na vida de homens e mulheres, sobretudo estas. As produções da escritora têm sido estudadas em Universidades dentro e fora do Brasil, fazendo parte de programas de cursos de graduação e pós-graduação, dada a dimensão e importância de seu trabalho.
A partir de hoje vocês terão acesso aos resultados desse estudo que serão publicados periodicamente nesse blogue. Acompanhem-no!
Nenhum comentário:
Postar um comentário